MEU MEMORIAL PEDAGÓGICO

6 de junho de 2011

Libras, a descoberta de um novo mundo
Profª. Georgia 

Na primeira aula fiquei igual a um analfabeto no seu primeiro dia de aula, prestava atenção em tudo, porém, não entendia nada era uma linguagem completamente nova pra mim, apesar de já ter visto algumas coisas anteriormente, não fazia ideia da dificuldade de se aprender um idioma tão diferente para minha mente, pude contar com a professora Georgia, que por sinal, é muito boa e dava um show de descontração em suas aulas deixando o clima bem mais agradável para nos concentrarmos em tantos símbolos, numéricos expressões faciais etc.
Profª. Georgia e o senhor Fausto.

Com o decorrer das aulas, as coisas não ficaram mais fáceis, para os sinais que tenhamos que aprender eram infinitos, mas com a convivência com a professora e com os outros alunos (pois havia outro período estudando juntos a disciplina) já deixava saudades e por mais difícil que tenha sido a aprendizagem, valeu a pena cada momento.


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Antropologia, conhecendo novas culturas


Os índios durante visita na FSLF


Conhecer a cultura e as relações sociais da comunidade ajuda a entender seus alunos e a ensinar melhor. A antropologia é o estudo do homem como ser biológico social e cultura ou estudo do homem e seus trabalhos através do tempo e do espaço.  Nessa disciplina houve algumas aulas muito proveitosas, como por exemplo, uma pesquisa que fiz sobre um blog, ate então, não tinham parado para analisar, os links janelas, fundadores, contribuídos de um blog, foi muito interessante. 

Profº. Marcos Vinícios

Pesquisei também sobre as culturas, indígenas, “inclusive pudemos contar com a visita de alguns índios na faculdade, foi legal descobri as culturas e costumes que eles conservam até hoje, apesar da modernização dos tempos atuais”, e cobre os negros, onde debatemos sobre leis que nos ajudarão no processo de formação como a Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino dos conteúdos de História, Cultura Afro-brasileira, Africana e Cultura indígena nas series do ensino fundamental. Vou levar algumas lições através deles.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Dinâmica de grupo, mais que uma disciplina, uma diversão
Profª. Guadalupe desfilando seu charme

A disciplina Dinâmica de Grupo está sendo muito proveitosa, nela aprendemos a história das dinâmicas de grupo, os tipos de dinâmicas, para que servem e onde aplicar, além de ser uma aula descontraída, nos leva a descobrir várias técnicas para melhorar nossa relação com o público, nosso autoconhecimento, interagir com os colegas e ainda nos ajuda a vencer a timidez. A professora tem nos ensinado a trabalhar dinâmica de forma terapêutica, e nos mostrado o quanto será importante no trabalho em sala de aula com os alunos. Em particular, quando aprendo uma dinâmica nova durante a aula, aplico a mesma na igreja onde sou coordenadora de um grupo de jovens. 
Elias e Silvania
Da mesma forma pretendo utilizá-las quando estiver em sala de aula para animar os meus alunos, e quando necessário quebrar o gelo, melhorar a comunicação, dependendo da necessidade de cada um, além de melhorar as relações pessoais e interpessoais.


Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

TCC II, quem nunca se deparou com essa fase? 

Apresentação de seminário

Uma das maiores dificuldades dessa disciplina que começou com o TCC I, foi na escolha do tema, feito isso, não sabia qual rumo tomar, qual seria a justificativa, os objetivos, ou seja, cada etapa era um obstáculo, quando pensava que já estava acabando, voltava para o começo uma vez, e depois outra, e assim foi até compreender o que realmente a professora estava querendo. E foi assim que a pesquisa começou a fluir, comecei com os objetivos e praticamente comecei outro projeto. Nas férias comecei a minha pesquisa sobre o TCC II, e quando voltamos às aulas, já estava com o tema e as leituras prévias, faltando apenas me aprofundar nos detalhes.

Momentos inesquecíveis da tragetória
Escolhi o tema “Educação à Distância”, que me chamou a atenção ser algo atual e renovador, o que fugia totalmente das ideias do projeto anterior. Mas como nunca havia feito um artigo, surgiram outras dificuldades, dessa vez a dúvida foi sobre os elementos que um artigo trazia, os conceitos já estavam em mente, as pesquisa já havia sido feita, os objetivos claros, mas não estava sabendo como passa-los para o papel. Foi quando a professora Rita me orientou de todas as formas, esclarecendo todas as dúvidas, o que me ajudou bastante e deixou nítido o que deveria fazer. Com certeza essa é uma das matérias que vou levar por toda minha vida e principalmente no meu campo profissional.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Estágio, uma experiência de vida
Eu, Silvania e os nossos alunos em
nosso ultimo dia do estágio

Teoricamente estávamos preparados para desenvolver bem nosso estágio. Vimos como preparar os Planos de Aula, sem eles o professor ficaria sem noção do que iria desenvolver em sala de aula, e quando não há um planejamento não há nenhum objetivo a ser alcançado, a produtividade do aluno será prejudicada, sendo assim, os Planos de Aula foram nossos aliados para que tudo ocorresse ao nosso favor, pois, quando se chega à sala de aula sabendo o conteúdo que vai aplicar e os objetivos que almeja alcançar tudo fluirá com mais segurança, mesmo que às vezes tenhamos que nos preparar para alguns imprevistos, o que é normal.
Os alunos durante as atividades
durante o desenvolvimento
das atividades
         As ideias que tivemos para planejarmos o nosso Estágio partiram dos dias que fomos fazer as observações, quando percebemos o nível de aprendizagem da turma, quais os tipos de atividades que estavam habituados e até o quanto que poderíamos exigir deles, traçando daí a meta que pretendíamos alcançar nessas duas semanas.


Atividades para o dia das Mães
Correção das atividades de sala
         No primeiro dia de Estágio, a experiência foi um pouco assustadora e a impressão que dava era que não iríamos dar conta, mais aos poucos começamos a pegar gosto e deixar as coisas fluírem naturalmente, e como as crianças são cheias de energia, tivemos que ter muita “habilidade” e sempre uma “segunda opção”, para não deixar a aula acabar antes do tempo, porque alguns alunos quase que corriam para acabar as atividades e ficarem à vontade para conversar com os colegas.
Esses irão deixar saudades!

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Tecnologia avançada, cada vez mais presente em muitos aspectos da vida universitária


Essa matéria para mim nem precisava ser obrigatória, pois mesmo sem valer nota eu faria, era minha aula mais lite da semana, pois tudo que era passado era do meu interesse pessoal, pois eu amo de coração tudo que seja relacionado a informática então essa aula não era uma obrigação e sim uma diversão, mais infelizmente, foi justo nessa aula que houve algo muito chato que me fez ficar com nota baixa, e eu não me perdoo por ter sido dessa forma, pois quando gostamos e entendemos uma disciplina, queremos demonstrar através da nota e não foi isso que aconteceu.
Tânia, Claudia, Gérsica, Nataly, Valdir,
Daniela, Paula Monique.
Eu, Sônia, Wedja e Elias
 Mais continuei com a mesma dedicação minha professora também dava um show de conhecimento, suas aulas fluíam tranquilamente e não tinha como ser diferente, o meu aproveitamento pessoal foi  (10) cada aula foi única, cada momento foi incomparável, e uma pena que foi apenas um apenas período pois com os avanços tecnológicos que estamos enfrentando deveria entender essa disciplina a outros aspectos do ensino superior, pois e algo que temos que levar para o nosso dia-dia.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

1 comentários:

Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes disse...

Claudice,

Sei que você me compreende... quando precisei ser mais firme e lhe punir na avaliação, mesmo a contragosto, fiz por me considerar educadora... não poderia ser diferente. E minha maior tristeza foi por ser você, uma aluna excelente, dedicada e estudiosa. Espero que você tenha todo o sucesso do mundo. Torço para isso. Parabéns pelo Blog. Ficou ótimo.

Postar um comentário